VOCÊ SABIA QUE AS CIGARRAS NÃO CANTAM ATÉ EXPLODIR?

Isso mesmo, caro leitor! Ao contrário do que muita gente pensa, as cigarras não cantam até explodir. O que acontece é o processo de transição de ninfa para a fase adulta. Ficou curioso para entender como ele funciona? Então, leia a seguir e descubra como essa transformação ocorre.

Metamorfose

A cigarra é um inseto de metamorfose incompleta, um processo que, na Biologia, se chama hemimetabolismo e consiste na transição ovo → ninfa → inseto → adulto. Dependendo da espécie de cigarra, as ninfas podem viver na terra de um a 17 anos, se alimentando da seiva de raízes de plantas. Após esse período de suas vidas, elas cavam túneis, sobem nas árvores e passam por uma metamorfose, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento!

Para evitar seus predadores, as ninfas esperam até a noite chegar para sair pelos túneis. Em seguida, elas procuram a primeira superfície vertical que encontram, seja ela uma árvore ou uma parede. A escalada é longa e cansativa para as bichinhas, que chegam a subir até dois metros de altura. Depois de esperar algum tempo, surge uma fenda em suas costas, e é por ela que a cigarra adulta irá sair.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>