Arquivos de Tags: poluição

CAMPANHA DA SEA SHEPHERD SOBRE PLÁSTICOS NOS OCEANOS VAI DEIXÁ-LO CHOCADO

O consumo de plástico tem sido cada vez mais questionado, principalmente diante dos eventos recorrentes com animais morrendo em função da poluição dos oceanos. Então, se você ainda não vê grandes problemas em relação ao uso de copos e talheres descartáveis e até mesmo de sacolas plásticas de mercado, precisamos alertá-lo.

Realmente, não é nada ameaçador usar um simples copo de plástico para tomar um café durante a tarde, no intervalo do trabalho, por exemplo. Na verdade, o problema só existe porque 7,7 bilhões de pessoas também pensam dessa forma e reproduzem esse raciocínio em seus atos. Afinal, é impossível jogar algo “fora”, já que todos os objetos descartados permanecem dentro do planeta Terra.

Grande parte das pesquisas acerca desse assunto aponta em uma direção: nós, assim como os animais marinhos, estamos mergulhados em plástico. Contudo, o número de pessoas conscientes e engajadas na causa tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. ONGs, assim como outros grupos, têm o poder de gerar mudanças; no entanto, a conscientização e a transformação de hábitos individuais causam maior impacto, afinal, se cada um fizer a sua parte, tudo terá sido feito.

Com o objetivo de informar ainda mais pessoas, a Sea Shepherd, organização internacional de preservação marítima sem fins lucrativos, lançou uma campanha chocante. Em parceria com as agências de propaganda Tribal Worldwide (São Paulo) e DDB (Guatemala), foram criadas imagens inéditas e desconcertantes. Pôsteres em 3D foram elaborados com fotos de dois animais: uma tartaruga e uma foca sendo sufocadas por sacolas plásticas; com elas, pode-se ler a frase: “O plástico que você usa uma vez tortura o oceano para sempre”.

“Infelizmente, uma ação pequena e impensada em nossa rotina pode causar danos enormes à natureza. Nessa campanha, pretendemos remediar isso, alcançando o maior número possível de pessoas e conscientizando-as de que com passos pequenos e fáceis podemos garantir que cenas terríveis como essas não aconteçam”, declarou Guiga Giacomo, diretor executivo da Tribal Worldwide.

Pintura feita com a poluição

Arte feita de poluição : Fazer arte com o que há de mais tóxico. Essa é a proposta do artista e ambientalista John Sabraw.

Em colaboração com o engenheiro Guy Riefler, da Universidade de Ohio, ele desenvolve uma série de pinturas com pigmentos derivados de substâncias presentes na poluição gerada por minas de carvão desativadas.

O objetivo final é chamar a atenção para os problemas trazidos pela poluição.

foto-imagem-pinturaRiefler consegue controlar o nível dos metais na água subterrânea quando esta é coletada antes subir à superfície e ter contato com o ar. A técnica permite o uso de cores variadas e a extração de pigmentos que, quando secos, podem ser usados em pintura a óleo.

foto-imagem-pintura“Dezenas de camadas de cores diferentes misturadas com diferentes viscosidades são justapostas, sobrepostas e mescladas. São então coaguladas para interagir com o ar, a temperatura e a umidade do meio ambiente por dias, semanas e meses”, explica o artista.

foto-imagem-pintura“Essas explorações abstratas focam o fenômeno natural, o ecossistema terrestre como um todo e o nosso papel”, diz Sabraw, sobre a sua série Chroma.

foto-imagem-pintura

A mostra Luminous reúne as obras da série no Richard M. Ross Art Museum, da Universidade Wesleyan, do estado americano de Ohio. Até 6 de outubro.