Arquivos de Categorias: Animação

7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO SE FOSSEM CONSTRUÍDAS HOJE

Sabe as 7 Maravilhas do Mundo Antigo, né? Só para refrescar a sua memória, elas são o Mausoléu de Helicarnasso e o Templo de Ártemis, ambos construídos em Éfeso, atual Turquia, o Colosso de Rodhes, erguido na Ásia Menor, os Jardins Suspensos da Babilônia, que ficavam no território que hoje corresponde ao Iraque, a Grande Pirâmide de Gizé e o Farol de Alexandria, ambos no Egito, e a Estátua de Zeus, que foi esculpida na Grécia – e dessas obras espetaculares todas, a única que sobreviveu mais ou menos intacta à passagem dos milênios foi a Grande Pirâmide de Gizé.

Das demais maravilhas arquitetônicas e artísticas construídas na Antiguidade, sobraram apenas registros históricos ou ruínas e, embora permaneça pé – e continue firme e forte –, nem mesmo a Pirâmide manteve a majestosa beleza original. Pois se você, assim como nós aqui do Mega Curioso, adoraria ver como essas construções eram em suas épocas áureas, então você vai curtir as reconstruções digitais que reunimos logo mais e que revelam as 7 Maravilhas do Mundo Antigo em todo o seu esplendor.

Reconstruindo o passado

As imagens foram desenvolvidas a pedido do pessoal da Budget Direct, uma companhia de seguros australiana, e não consistem em simples reconstruções aleatórias. Na verdade, um time de pesquisadores foi atrás de registros históricos, levantamentos arqueológicos, descrições deixadas por historiadores da Antiguidade, informações sobre materiais utilizados, medições etc. e, basicamente, colheu todo tipo de informação a respeito das construções.

Depois, a equipe encaminhou o material acumulado a um par de designers da área de arquitetura – que usaram os dados para criar versões tridimensionais das obras como se elas ainda existissem em sua forma original nos locais onde foram construídas. O resultado de todo esse trabalho, como você poderá ver a seguir, é muito, muito bacana, já que, além de se tratar de reconstruções que tentam mostrar a aparência das Maravilhas do Mundo Antigo da forma mais próxima da realidade possível, as imagens trazem de volta à vida, ainda que digitalmente, estruturas que, com exceção da Grande Pirâmide, não existem mais. Confira!

1 – O Mausoléu de Halicarnasso

O Mausoléu de Halicarnasso foi uma tumba construída para abrigar o corpo de Mausolus – daí a origem do nome desse tipo de estrutura –, sujeito que foi governador da província de Helicarnasso, na atual Turquia, durante o Primeiro Império Persa. O edifício foi projetado por arquitetos gregos e erguido entre os anos de 353 e 350 a.C. a pedido da viúva (e irmã do homem), Artemisia II de Cária, e tinha por volta de 45 metros de altura, mas acabou ruindo por conta de vários terremotos que ocorreram entre os séculos 12 e 15.

2 – O Templo de Ártemis em Éfeso

É uma verdadeira proeza que ainda restem ruínas do Templo de Ártemis em Éfeso, uma vez que o edifício não foi destruído uma, nem duas, mas 3 vezes no intervalo de 7 séculos! Construído no século 6 a.C., o santuário contava com 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma, e a primeira destruição se deu 200 anos após a sua inauguração, por conta de um incêndio provocado por cara chamado Herostratus. O templo foi reconstruído por ninguém menos que Alexandre, o Grande, mas atacado novamente pelos Góticos, e a última destruição ocorreu pelas mãos dos cristãos que invadiram a região. Para piorar, o local foi atingido por diversos terremotos ao longo dos anos, e hoje só existe uma coluna ainda em pé.

3 – A Estátua de Zeus em Olímpia

Pense em uma estátua majestosa, medindo entre 10 e 15 metros de altura, coberta com painéis de ouro e placas feitas de marfim. Assim era a Estátua de Zeus em Olímpia, esculpida no interior do Templo de Zeus no ano de 435 a.C. A obra não existe mais, mas não pense que ela foi desmantelada e os materiais preciosos que a embelezavam roubados! A estrutura central era feita de madeira e, infelizmente, foi completamente destruída durante um incêndio que atingiu o santuário no século 5.

4 – Os Jardins Suspensos da Babilônia

Embora existam relatos históricos sobre os famosos Jardins Suspensos da Babilônia, até hoje a sua localização exata e existência é debatida, uma vez que ninguém conseguiu encontrar vestígios arqueológicos que respondam a essas questões. Independentemente de que eles tenham sido reais ou não, segundo os registros, a estrutura foi construída em algum lugar do que hoje é o Iraque e que consistia em uma série de terraços de pedra cobertos de plantas construídos de forma a parecerem montanhas.

5 – O Colosso de Rhodes

Imagine avistar uma imensa estátua de bronze na entrada de um porto – e ter que passar debaixo dela para poder ancorar. Esse era o Colosso de Rodes, que tinha 32 metros de altura e ficava sobre dois pedestais de 15 m cada. A obra foi erguida para celebrar a vitória durante o cerco a Rhodes, entre os anos de 305 e 304 a.C., e acabou ruindo em decorrência de um terremoto que atingiu a região em 226 a.C.

6 – A Grande Pirâmide de Gizé

Engraçado como a estrutura mais antiga da lista das 7 Maravilhas do Mundo Antigo é a única que sobreviveu mais ou menos intacta. A construção da Grande Pirâmide de Gizé foi concluída por volta do ano de 2,6 mil a.C., o que significa que a obra tem mais de 4,5 mil anos, e ela se manteve como edifício mais alto do mundo até o século 14 – quando a Catedral de Lincoln, na Inglaterra, lhe roubou o título.

7 – O Farol de Alexandria

Outra edificação que provavelmente esteve entre as estruturas construídas pelo homem mais altas do mundo foi o Farol de Alexandria, no Egito. Segundo apontam os levantamentos, o prédio provavelmente tinha mais de 130 metros de altura, e foi erguido entre os anos de 284 e 246 a.C. Infelizmente, o farol não sobreviveu à passagem do tempo, e suas ruínas só foram descobertas por arqueólogos no início do século 20.

URINÓIS BIZARROS EM QUE VOCÊ PRECISA FAZER XIXI ALGUM DIA

BRASILEIRO ADICIONA ILUSTRAÇÕES HILÁRIAS A FOTOS ALHEIAS NO INSTAGRAM

Como nós já mostramos aqui, o artista Lucas Levitan é talentoso na arte de adicionar ilustrações hilárias a fotos publicadas por desconhecidos no Instagram. O brasileiro — que atualmente mora em Londres, na Inglaterra — tem criatividade de sobra para inventar as mais fantásticas criaturas e fazer com que elas interajam com as imagens originais. A seguir, você acrescenta um pouco de diversão ao seu dia com as mais recentes criações do ilustrador:

SACANAGEM! OLHA A PEGADINHA QUE ARMARAM EM PLATAFORMA DE VIDRO NA CHINA

Imagine que você, turistando pelo mundo, decide fazer um passeio por uma incrível plataforma transparente instalada no alto de um imenso paredão rochoso. Então, enquanto você está lá, de boa, apreciando a vista de tirar o fôlego de uma altura vertiginosa, você percebe que o piso sob os seus pés começa a trincar a cada movimento seu. Já pensou no desespero que você certamente sentiria?

Baita susto!

Pois existe uma plataforma com essas características instalada nas Montanhas Taihang, situadas na Província de Hebei, na China. A passarela tem mais de 260 metros de extensão, fica a mais de 1,1 mil metros acima do nível do mar e foi construída com painéis reforçados capazes de suportar até 800 quilos por metros quadrado. No entanto, de acordo com Allee Manning, do site Inverse, um time de engenheiros achou que seria hilário armar uma pegadinha no local!

Os caras instalaram sensores entre os painéis que, quando detectam o peso de alguém sobre o piso, desencadeiam um efeito especial pra lá de realista que dá a impressão de que a plataforma está trincando — e que, ao mais mínimo movimento, vai quebrar. Como você pode imaginar, a brincadeira pegou bastante gente desprevenida, e não faltou quem quase morreu de susto. É claro que algumas das reações foram capturadas em vídeo e, como a galera adora uma zoeira, o clipe já tem mais de 1,6 milhão de visualizações. Dê só uma olhada:

Segundo as informações do vídeo acima, o passeio pela plataforma não oferece riscos, e os painéis são checados diariamente pelo pessoal da manutenção para garantir que está tudo em ordem e que os visitantes possam desfrutar da atração em segurança. Contudo, segundo Allee, depois de ver as reações de algumas das vítimas que caíram na pegadinha — como a do pobre guia turístico do clipe —, as autoridades locais divulgaram um pedido de desculpas e avisaram que serão instalados avisos na passarela para que ninguém morra do coração lá em cima.

ARTISTA CRIA VERSÕES ASSUSTADORAS DE PERSONAGENS FAMOSOS

O artista australiano Wil Hughes resolveu dar seu toque particular a personagens famosos que marcaram a infância de muita gente, seja na TV, no cinema, na literatura ou em outras formas de entretenimento.

O diferencial de seus trabalhos, no entanto, é o fato de que eles acabam se transformando em versões sombrias e assustadoras de rostos que já nos são familiares.

Com texturas marcantes e um sombreamento perfeito, Hughes consegue colocar nas imagens que cria um realismo que mexe com os brios de quem encara cada imagem por alguns segundos. Confira o trabalho dele a seguir e depois nos conte o que achou:

Ronald McDonald

Homer Simpson

Rick Sanchez

Lula Molusco

Wally

Krusty, o Palhaço

Bob Esponja

Patrick

Peter Griffin

Morty

Plâncton

Mr. Bean

Arnold

Coragem, o Cão Covarde

Pepe, o Sapo

ZIGUE-ZAGUE? NÃO! AS LINHAS AZUIS SÃO PERFEITAMENTE RETAS, ACREDITA?

Uma das ilusões de óticas mais conhecidas de todos os tempos é a da “parede de café” (o item 7 desta lista), redescoberta em 1973 nos azulejos de uma cafeteria na cidade de Bristol, na Inglaterra. Originalmente, ela data de 1898, quando ainda era chamada de “ilusão do jardim de infância”.

A confusão acontece por causa da forma como os neurônios interagem em nosso cérebro. Diferentes células percebem as cores claras e as escuras; assim, elas acabam entrando em atrito quando imagens muito semelhantes, porém de cores diferentes, são colocadas de forma alinhadas como na imagem em questão.

A mágica e ilusionista Victoria Skye resolveu atualizar essa imagem e criou uma versão 2017 para a tal “ilusão da parede do café”. Para isso, ela acrescentou pequenos quadradinhos divididos em partes brancas e pretas para criar a sua ilusão.

Na figura, temos a impressão que as linhas azuis estão na diagonal, fazendo um verdadeiro zigue-zague, além de terem uma leve curvatura (resultado dos tais quadradinhos). Porém, essas linhas são retinhas e paralelas. Duvida? Então confira a imagem sem alguns de seus elementos:

 

 

Objetos aleatórios que mudaram radicalmente após ganharem olhos

Cansado de viver em uma cidade cinza e sem graça, o artista de rua Vanyu Krastev resolveu colocar um pouco mais de descontração no lugar onde mora, na Bulgária. Ele sai pelas ruas fixando olhos de brinquedos em objetos e construções deterioradas que, à primeira vista, não transmitiriam nada de interessante.

Essa técnica, conhecida como “eyebombing”, consiste basicamente nisso: pregar olhos removíveis em objetos e estruturas do espaço urbano para provocar nos pedestres as reações mais inesperadas. A seguir, você confere como ficaram algumas das divertidas intervenções do artista:

O jardim do terror

Você é fã do terror? Não resiste a uma série ou um filme sobre zumbis? Então este é o jardim dos seus sonhos!

Um grupo canadense de artistas se inspirou em obras como “Madrugada dos Mortos”, “Extermínio” e “The Walking Dead” para criar diversos anões de jardim versão zumbi – afinal, ninguém mais aguenta aqueles tradicionais. A ideia deu tão certo que eles fizeram outros modelos homenageando outros clássicos do terror, como “Sexta-feira 13” e “A Hora do Pesadelo”.

foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror foto-imagem-jardim-do-terror

Entre dois mundos, registros impressionantes entre a água e o ar

Alguns profissionais são especialistas em registrar imagens embaixo da água, outros preferem terra firme. Porém, há os que gostam de se aventurar entre a linha que divide o mar e o ar. Um dos truques para tirar fotografias como essas é encontrar coisas atrativas tanto dentro da água quanto fora.

Além disso, é preciso que existam boas condições de visibilidade, com muita luz. Aí, é só escolher o seu ponto de foco, usar uma pequena abertura e uma alta velocidade no obturador!

Você está pronto? Confira os resultados:

foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos foto-imagem-entre-dois-mundos

Cenas épicas que só existiram por 1 segundo

foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas foto-imagem-cenas