São achados na imagens da Nasa objetos misteriosos no anel F do planeta Saturno

Cientistas da missão Cassini, da Nasa, analisavam algumas imagens feitas pela sonda dos anéis de Saturno quando encontraram objetos brilhantes estranhos no local.

Segundo a Nasa, os objetos possuem cerca de um quilômetro de tamanho. Em específico, eles podem explicar o comportamento misterioso do anel F, o mais externo dos anéis principais.

O anel F está em constante movimento. Nas imagens capturadas pela sonda Cassini, ele aparece com ondulações estranhas, que até então não tinham explicação. A única coisa que se sabia até agora é que essas ondulações são causadas pela interação com objetos maiores, como a lua Prometeu.

As imagens feitas pela sonda mostram que a passagem da lua Prometeu causa a liberação de espécies de bolas de gelo, que ficam no entorno do anel F. Elas são pequenas demais para serem detectadas facilmente, mas grandes o suficiente para agitar a superfície do anel F. Porém, colidem com o anel e criam pequenos jatos de gelo.

Saturno é considerado o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do nosso Sistema Solar. A sonda espacial Cassini tem como missão estudar o planeta, seus anéis e luas desde julho de 2004.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>