Ilusão de óptica

Você ficou um pouco confuso com o título da matéria? Então, antes de a gente explicar sobre o que se trata, assista rapidinho ao vídeo a seguir:

Viu só como o helicóptero parece levitar como se tivesse sido submetido a algum tipo de mágica poderosa — ou como se estivesse sendo abduzido por uma nave alienígena? Na verdade, se trata de um efeito ótico bastante comum e, embora tenhamos a impressão de que as hélices estão paradas, o que acontece no vídeo é que elas estão girando em sincronia com a velocidade em que a imagem está sendo registrada.

Segundo Michael Zhang, do portal Peta Pixel, o vídeo foi capturado por um cara chamado Chris Fay, e o curioso efeito ocorre quando a velocidade do rotor que movimenta as hélices coincide com a velocidade em que a câmera de filmagem captura cada quadro da cena.

Assim, supondo que o equipamento utilizado por Fay registre 60 quadros por segundo, isso significa que a câmera “clica” 60 fotos em um único segundo. E cada vez que ela capturou um quadro durante a cena, as hélices se encontravam exatamente na mesma posição. Simples assim!

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>