Foto de estruturas misteriosas na atmosfera do Sol

Um novo estudo da Nasa descobriu as células da coroa solar. Até então, essas estruturas eram desconhecidas na atmosfera do Sol.

Em 2011, os cientistas estudavam imagens do satélite Solar Dynamics Observatory (SDO), da Nasa, quando descobriram essas estruturas. A pesquisa, feita por Neil Sheeley e Harry Warren, do Laboratório de Investigação Naval, em Washington, foi publicada no periódico Astrophysical Journal.

Segundo os astrônomos, as fotos tiradas durante vários dias conseguem mostrar essas células da coroa solar. Elas surgem próximas aos buracos da coroa, que são consideradas as regiões menos quentes e densas da superfície do Sol.

Nas imagens analisadas, os cientistas conseguiram ver formas tridimensionais parecidas com colunas de gás que se estendem pela coroa solar, que é a atmosfera da estrela. As células surgem na superfície, como bolhas. Elas têm o centro brilhante, com um contorno mais escuro.

Essas células coronais são diferentes da supergranulação, estrutura já conhecida correspondente a um movimento ondulatório, o qual é capaz de durar cerca de uma semana. Essas novas estruturas estão relacionadas a buracos ou zonas mais escuras da atmosfera do Sol.

A partir de agora, os cientistas desejam entender o motivo para essas células não terem sido descobertas anteriormente. Alguns pesquisadores acreditam que isso pode ter sido encontrado somente agora por causa da atual melhora dos satélites.

Fonte: Info

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>